Powered By Blogger
0

Kraken

sábado, 15 de setembro de 2012.
Kraken

O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios no folclore nórdico. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem braços, acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken tinha fama de destruir navios, mas só destruía aqueles que poluíam o mar e navios de piratas.

O Kraken também pode ser visto na mitologia grega como um polvo gigante com membros humanóides com uma armadura impenetravél e que habitava uma caverna submersa. As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação da fauna, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais. Um bom exemplo dessa teoria são as sereias, cujos responsáveis são os registos visuais de dugongos e focas de longe, em nevoeiros.

O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.


Referências na cultura popular

No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Kraken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca. Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.

Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra.

O ser mitológico também aparece num episódio do desenho animado Padrinhos Mágicos, no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes). E também em Cavaleiros do Zodíaco o general marina do Oceano Ártico, Isaac, é representado por Kraken.
 Júlio Verne também refere Kraken, por várias vezes, na sua obra 
Vinte Mil Léguas Submarinas. E em God of War 2, Kratos (o protagonista do jogo) enfrenta Kraken.

O Kraken foi um monstro marinho muito usado na cultura popular, inclusive muitas informações, principalmente vindo de filmes, e séries que o usam lendas, como o filme Fúria de Titãs. Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii. Ele é tambem um chefão do RPG Earthbound.
No Anime One Piece, o Kraken apararece enquanto a tripulação dos Chapéu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões. Após ser derrotado por Luffy, o Kraken é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio.
Leia Mais...
0

O Primeiro Disco Voador

O Primeiro disco voador


Embora através dos séculos se tenha falado da presença de objetos voadores não identificados, estes foram descritos pela primeira vez como discos voadores em 24 de Junho de 1947.

Naquele dia, Kenneth Arnold, um vendedor de dispositivos contra incêndios e piloto experiente, saiu do aeroporto de Chehalis, no estado de Washington, para ajudar na busca de um avião de transporte C-46 da marinha que se tinha despenhado nas montanhas Cascade.

Enquanto voava, fazendo círculos sobre a área, à procura dos destroços, um clarão ofuscou-o. "Vi que, ao longe, sobre o meu lado esquerdo e na direção do norte, vinha uma formação de nove objetos muito brilhantes, saídos das proximidades do Monte Baker, que voavam muito perto dos cumes e a grande velocidade", explicou Arnold. "Pude ver que não tinham caudas e que se deslocavam de forma diferente de qualquer avião por mim visto anteriormente, como se fossem um disco atirado à tuna de água". Na manhã seguinte, um jornal utilizou a expressão "disco voador", e o homem de negócios de Idaho ganhou um lugar na história dos Ovnis.
Leia Mais...
0

A misteriosa Montanha Brown

A misteriosa Montanha Brown


A Montanha Brown localiza-se ao norte da Carolina do Norte. Ela seria um lugar comum se não fossem as misteriosas luzes que são emitidas, atraindo turistas.

Todas as noites elas aparecem de diversas formas, sendo avistadas as vezes como feixes ou pequenos círculos subindo aos céus. Os relatos de seus avistamentos são antigos, datados do século XIII, sendo assim impossível as luzes serem emitidas por seres humanos.
Há diversas lendas em torno do mistério. As mais populares são que as luzes seriam espíritos de guerreiros Cherokees e Catawaba que se enfrentaram em uma batalha, ou se não as viúvas indígenas que perderam seus maridos em batalhas. A mais recente delas (de 1850) era que as luzes seriam provocadas pelo espírito de Belinda, uma mulher que foi assassinada pelo marido, e provocaria as luzes mostrar o lugar onde seu marido escondeu o seu corpo, nas montanhas.
Leia Mais...
0

Anjo Caído: Amnamelech

quarta-feira, 12 de setembro de 2012.



Amnamelech, Demônio escuro.

Demônio escuro, ao portador e intérprete da má notícia. Reverenciado em segredo pelos heterodoxos comunidade sefardita, é dito que os judeus espanhóis trouxeram com ele após a expulsão da península, e ainda é para eles o símbolo infame do destino e da injustiça de seu exílio. 
Os poetas da diáspora segundo têm associado com a maçãs de ouro do jardim das Hespérides, frutos suculentos que assistiu As Ninfas do Ocidente, e só pode ser apreciado em sonhos.
Leia Mais...
0

Olho de Hórus

terça-feira, 11 de setembro de 2012.
Olho de Horus


Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Poder e Morte, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Céu e o direito, Inferno. Durante a luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além. Costuma ser confundido normalmente com o Olho da Providência.

O Olho de Hórus e a grande serpente Anaconda que foi encontrada no rio Nilo, proveniente da amazonia na grande divisão da pangea, cuja serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.

Amuleto com o olho de Hórus, no Museu do Louvre, França.
O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.
O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.
Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde.
Leia Mais...
0

Tipos de Vampiros: Moroi




Moroi são uma raça de vampiros romenos, cuja característica central, é, talvez, ser tão mortal quanto suas vítimas.

Moroi são vampiros que não atacam seus parentes próximos, ao contrário do que acontece com outras raças de vampiros. Isto porque, de acordo com vários cronistas observaram que os Moroi são rapidamente detectados ao nascer, crescer e viver sem um único fio de cabelo na cabeça. Então os rapazes carecas são expulsos das aldeias em sua juventude. Ele se transformou em vampiro, é muito tedioso um movimento vingativo.

Moroi não são transformados em vampiros, nascem vampiros . Nem tornam-se imortais, nem a sua vida natural sofre qualquer tipo de extensão. Moroi são seres humanos com habilidades vampíricas e desejos. Raramente bebem sangue. Eles estão contentes de mastigar quente e caçar pequenos animais nos cemitérios e dos túmulos. Mesmo despido de todos os alimentos, pra sobreviver o Moroi pratica vampirismo psíquico.

Outras versões menos decisivo do que o Moroi são cadáveres ambulantes de crianças que morrem sem batismo.

Além de todas estas lendas, há uma que sobressai acima do resto. Ela diz que, se alguém encontra um Moroi em algum lugar solitário para uma experiência inesquecível, uma vez que estes vampiros são amantes consumados, e nunca perdem uma oportunidade de fazer sexo.

De acordo com folcloristas, o Moroi é fascinado pelas possibilidades de sexo, ainda mais indizível. Faz proezas de amor inconcebível. Infelizmente, os heróis sempre encontram um adversário que não pode ganhar, e Moroi não está livre desta regra. Os romenos dizem que a única coisa que assusta um vampiro Moroi é uma vagina.


Lembre-se que durante a Idade Média uma das maneiras de assustar o diabo foi, na verdade, deixá-lo ver o órgão feminino.
Leia Mais...
 
Chave do Caos © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |